DESTAQUE

O AMOR ENTRE AS MULHERES

Imagem
As mulheres gregas só se relacionavam com outras mulheres, logo não é estranho supor que muitas tenham encontrado afeto e prazer sexual com elas. Entretanto, nada se sabe a esse respeito. Só temos informações de uma época anterior, o século VII a.C. Safo viveu na ilha de Lesbos e dirigia uma escola onde mulheres aprendiam música, poesia e dança. Ela se apaixonou por algumas dessas mulheres e manifestou o seu amor em poemas sensuais. "Sua poesia exerceu enorme influência sobre literatura erótica subsequente. E sobre a vida também: a maior parte dos sintomas de que os amantes têm sofrido, durante mais de talvez tanto material de condicionamento cultural como material para a biologia." Safo escreveu cerca de 12 mil linhas, das quais somente 5% sobreviveram à queima de livros efetuada mais tarde pelos cristãos. Um poema que ele fez para uma de suas alunas, quando a moça ia deixá-la para se casar, mostra toda a sua dor de amor, com o ciúmes que a atormentava: Semelhante aos deuses

A INVENÇÃO DO PATRIARCA - P2


Quando o sistema patriarcal se estabeleceu entre nós, há aproximadamente 5 mil anos, dividiu a humanidade em duas partes - homens e mulheres - e colocou uma contra a outra. Determinou com clareza o que é masculino e feminino, subordinado ambos os sexos a esses conceitos. E, ao fazer isso, dividiu cada indivíduo contra si próprio, porque para corresponder ao ideal masculino ou feminino da nossa cultura, cada um tem que rejeitar uma parte de si, de alguma forma, se mutilando.

A abrangência da ideologia de dominação é ampla. Partindo da opressão do homem sobre a mulher, a mentalidade patriarcal se estendeu a outras esferas de dominação: homens mais fracos, raças, nações, e a própria natureza. Durante esse período, a cultura dominada pelo homem autoritária e, em geral, violenta acabou por ser vista não apenas como normal, mas também como adequada. Apoiando-se em dois pilares básicos - controle da fecundidade da mulher e divisão sexual de tarefas - a sujeição física e mental da mulher foi o único meio de registrar sua sexualidade e mantê-la limitada a tarefas específicas. 


O estabelecimento do patriarcado na civilização ocidental foi um processo gradual que levou quase 2.500 anos, desde cerca de 3100 até 600 a.C. "A lógica patriarcal começa no Ocidente com a democracia ateniense, no século V a.C., e o fim dessa lógica se enraíza na Revolução Francesa, quando a democracia pretende aplicar-se a todos." 

Entretanto o golpe fatal nesse sistema ocorreu na década de 1960, com o surgimento da pílula anticoncepcional, como veremos mais adiante. A partir de então o homem não pode mais controlar a fecundidade da mulher. Encontramo-nos agora no meio de um processo de profunda mudança das mentalidades, com consequências diretas para as relações amorosas e sexais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O AMOR ENTRE AS MULHERES

Como viviam as hetairas

AS CONCUBINAS

MASTURBAÇÃO E PÊNIS ARTIFICIAL

BISSEXUALIDADE: SEXO DO FUTURO?

O MACHÃO E O SEXO